quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Outubro Rosa agita Laranjal Paulista



A Prefeitura de Laranjal Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa este ano do movimento “Outubro Rosa”, comemorado em todo o mundo.  O evento, que conta com ações como a de iluminar de rosa monumentos e prédios públicos, tem como objetivo, divulgar informações sobre o câncer de mama e estimular a realização do autoexame e também da mamografia.

Faça o autoexame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês. Observe se com o movimento dos braços aparecem alterações de contorno e de superfície das mamas. Deitada, a mão direita apalpa a mama esquerda e vice-versa: com movimentos circulares suaves vá apertando levemente a mama com as pontas dos dedos; aperte os mamilos para observar a saída de secreção.

A Secretaria de Saúde realiza permanentemente a campanha de Rastreamento de Mamografias, encaminhando as pacientes para a realização do exame no Centro de Mamas e a UNESP em Botucatu. Para participar é preciso procurar o Posto de Saúde mais próximo e preencher o formulário específico. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3283-8332 ou 3283-1117. Participe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário